Blog da Leardi

Vila Madalena, recanto boêmio da capital

  • 05/06/2020

Vila Madá, para os íntimos, é um importante bairro da zona oeste de São Paulo.

Com uma localização privilegiada e a fama de agitada, o distrito oferece ótimos restaurantes, bares, padarias e variadas opções de lazer, não só para quem deseja curtir a noite, mas também para serem aproveitados durante o dia.

Este tradicional recanto da cidade é considerado por muitos um centro cultural a céu aberto, atraindo todos os estilos de vida.


História

Antes nomeada de Vila dos Farrapos e considerada uma parte de Pinheiros, no século XVI a região era ocupada por indígenas que se afastaram do centro da cidade por conta da instalação dos jesuítas, em 1554.

O local era cortado pelo Córrego do Rio Verde e, depois do firmamento de um aldeamento, o lado oeste do córrego começou a ser chamado de Sítio do Rio Verde. Nome que só foi alterado quando o proprietário do sítio quis homenagear uma de suas filhas, Madalena, dando seu nome para a vila.

A urbanização da Vila Madalena só teve início em 1910, quando as empresas Light e City anunciaram a construção de uma estação de bonde na região.

A chegada do transporte mudou a realidade dos poucos moradores da região, que até então tinha ruas de terra, acesso precário, ladeiras íngremes e nenhuma iluminação. E, a partir dessas mudanças, novos profissionais e moradores chegaram na vila.

Foi somente durante os anos 70 que os estudantes e professores da Universidade de São Paulo (USP) chegaram na Vila Madalena, ocupando as grandes casas da região para montar repúblicas.

Foram estes moradores que renomearam as ruas do bairro em um movimento que tinha a intenção de quebrar a tradição urbana de homenagear autoridades públicas. Por isso as vias da região possuem nomes mais líricos e poéticos como: Harmonia, Girassol, Paulistânia, Purpurina, e Fidalga.

Já nos anos 80, o local começou a receber bares, galerias de arte, ateliês e lojas comerciais de grifes.


Mobilidade

A Vila Madalena não possui nenhum estação de metrô ou trem em sua concentração, mas o bairro é servido por proximidade pelas estações Vila Madalena (Linha 2-Verde), Faria Lima (Linha 4-Amarela) e Cidade Universitária (Linha 9-Esmeralda, da CPTM).

A estação da linha verde que atende a região também possui um terminal de ônibus. Quanto ao restante do bairro, as regiões sul e norte são bem abastecidas de pontos de ônibus.


Lazer

Conhecido como um dos bairros mais boêmios de São Paulo e essa é a mais pura verdade! A Vila Mariana tem mesmo ótimas opções de bares e restaurantes para quem deseja curtir as noites na capital paulista.


Olívio Bar

Um dos bares mais badalados de São Paulo, o Olívio Bar é conhecido pelos drinks exóticos e conceituais. Todos servidos de formas bem diferentes.

Um dos mais famosos é o dink “22”, uma bebida a base de rum e licores, servido em uma mini banheira de plástico com dois patinhos de borracha.

O local também tem uma estética toda própria, desde os barris de vinho na espera, a varanda rodeada de plantas e o teto retrátil que é aberto nos dias mais quentes.


Praça das Corujas

Em 2011, a praça Dolores Ibarruri passou por uma reforma de infraestrutura. Quando devolvida ao público, os moradores do bairro decidiram transformar o local, mais conhecido como Praça das Corujas, em um ambiente agradável e aumentar a qualidade de vida do habitantes.

Uma das implantações dos moradores foi a criação de uma horta comunitária.

A praça oferece espaço e lazer para toda a família, como as caminhadas entre as árvores frutíferas, atividades voltadas para o meio ambiente e espaços para a prática de esportes.

Fica a dica para você que tem um animal de estimação: os pets são muito bem-vindos!


Choque Cultural

A Galeria Choque Cultural foi fundada em 2004 e logo se tornou uma das principais referências em arte urbana e novas linguagens contemporâneas do país.

A galeria se orgulha de apresentar novas artistas ao lado de grandes nomes internacionais.

As exposições incluem as mais diversas formas de arte, seja através de mostras indoor, nas ruas ou virtuais.

A Choque Cultural também investe em intervenções urbanas e colaborações, realizando projetos de arte em espaços não convencionais.


Pracinha do Seu Justino

Dos mesmo donos do bar Vila Seu Justino, a pracinha é um ambiente mais descolado com o intuito de ser mais acessível e descontraído.

O local a céu aberto, mesas de boteco, fonte de desejo e jardins verticais, chama a atenção logo de cara, pois foi realmente pensado para parecer uma praça.

O cardápio é variado e agrada todos os públicos servindo opções como sanduíches, saladas, pizza, tapioca e porções de carnes, entre outros.

A Pracinha do Seu Justino abre para happy hour de terça a sexta e a partir das 12h aos fins de semana.


Mercado imobiliário

Um bairro capaz de misturar cultura, segurança, charme, lazer e qualidade de vida é tudo o que você poderia desejar. E a Vila Madalena é este bairro completo em infraestrutura.

Quanto ao mercado imobiliário, este distrito é conhecido por seus apartamentos de 2 a 3 dormitórios e prédios que oferecem 1 ou 2 vagas de garagem.

Entretanto, com o fácil acesso ao transporte público na região, apartamentos sem vaga de garagem têm ganhado cada vez mais destaque.



Posts Relacionados

#

5 hábitos de um corretor de sucesso

Está definido na lei 6.530. Apenas os corretores de imóveis com registro no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci) podem intermediar compra, venda ou locação de um imóvel. Portant

#

3 sinais de que franquia imobiliária é para você

O modelo de franquias já está mais do que consolidado no Brasil. É só olhar ao seu redor para ver os mais diferentes exemplos - de restaurantes e lanchonetes a lojas de presentes e roupas. Já

Quer receber novas ofertas?

Cadastre-se e receba novos imóveis direto na sua caixa de e-mail